Sobre Nós

Apresentação

Sobre Nós

Revista Crianças - Uma Abordagem Transdisciplinar nasceu a partir da aposta de Jana Walter, psicanalista de bebês e crianças, de que havia espaço para o incentivo à geração e transmissão de conhecimento acerca das crianças e ao diálogo entre os diversos saberes fundamentais à infância. Pensar e falar de bebês e crianças para assim ajudar-lhes em seus sofrimentos era seu objetivo maior.

Foi uma inquietação que funcionou como combustível para seu agir em direção à produção da publicação da Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar. Crianças muito pequenas chegam ao seu consultório e de colegas com psicodiagnósticos já definidos e medicalizadas. A triste constatação da medicalização da infância e a vida desses pequenos sujeitos sendo colocadas em xeque e suas possibilidades sendo limitadas.

Através da Revista Crianças - Uma Abordagem Transdisciplinar desejamos incluir e colocar todos para pensar as questões da infância, num diálogo possível entre diversos saberes. Poderemos, assim, impactar positivamente a sociedade a partir da ampliação do espaço para pensar e cuidar de bebês e crianças.

Apresentação

O Projeto

Lalalíngua: o berço da Revista Crianças

O projeto da revista nasceu dentro de uma iniciativa mais ampla que foi nomeada Lalalíngua. O neologismo LALALINGUA foi criado da união de conceitos psicanalíticos sobre a linguagem e seus efeitos e ainda algumas associações.

Lalíngua (ou Lalangue) é o conceito que Lacan cria para falar do efeito da linguagem no sujeito, extraindo seu sentido. Remete à anterioridade da articulação de significantes que precipita uma significação, como a lalação ou tatibitati das crianças.

Por associação, “lala” traz em si a musicalidade, o lá como nota musical, ou mesmo o lá como lugar onde se deseja chegar. Ao balbuciar, o bebê busca chamar a atenção e tenta “falar”, ainda que primitivamente, a língua daquele que dele cuida. “La língua” expressa a linguagem, herdada dos pais, da cultura, da sociedade e da temporalidade. O neologismo Lalalíngua então é ao mesmo tempo linguagem comum a todos e própria de cada um.

O espaço Lalalíngua busca falar a língua de seu público.

Além dos bebês e crianças como cerne na Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar, o espaço se prepara para lançar um projeto cuja temática serão os adolescentes. O espaço Lalalíngua pretende abranger o universo infanto-juvenil como um todo.

Foi uma inquietação que funcionou como combustível para seu agir em direção à produção da publicação da Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar. Crianças muito pequenas chegam ao seu consultório e de colegas com psicodiagnósticos já definidos e medicalizadas. A triste constatação da medicalização da infância e a vida desses pequenos sujeitos sendo colocadas em xeque e suas possibilidades sendo limitadas.

Através da Revista Crianças - Uma Abordagem Transdisciplinar desejamos incluir e colocar todos para pensar as questões da infância, num diálogo possível entre diversos saberes. Poderemos, assim, impactar positivamente a sociedade a partir da ampliação do espaço para pensar e cuidar de bebês e crianças.

Projeto Colaborativo

Nossa História

Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar

Em 12 de outubro de 2019, Dia da Criança no Brasil, foi lançada a primeira edição da Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar. E seguimos com uma publicação a cada ano, além de todo o conteúdo produzido para as redes sociais.

Entre os autores das edições, há psicanalistas, psicólogos, musicista, pedagogos, psicomotricista, pediatras, neonatologistas, arquitetos. Os temas tratados refletiram o mundo contemporâneo e questões fundamentais na atualidade, como desenvolvimento dos bebês e crianças, o brincar, autismo, educação e inclusão, violência contra a criança, adoção, gênero, UTIs neonatais, entre outros.

Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar foi planejada para sua divulgação em formato digital e gratuito, através do website e das redes sociais. Contudo, o interesse pela publicação foi maior do que imaginado. Muitos pais, psicanalistas e psicólogos, educadores, médicos e profissionais de diversas áreas desejavam também ter acesso a cópias impressas que passaram a ser vendidas para o custeio e manutenção do projeto.

Hoje a revista está presente no Spotify, Youtube, Instagram, Facebook e grupos de Whatsapp, ampliando assim seu alcance e fazendo circular conhecimento e eventos profissionais acerca de bebês e crianças.

A equipe é formada por Jana Walter, Milena Tudisco, Diana Carneiro, Elen Fernanda Assunção, Eliane Gomes e Alberto Muscária.

A venda das revistas impressas se tornou a principal fonte de recursos para a manutenção do projeto e do alcance da revista. Em outubro de 2020, lançamos um projeto de Financiamento Coletivo que arrecadou 26 mil reais para a segunda edição da revista. Aqui deixamos o nosso profundo agradecimento a todos os apoiadores!

Lalíngua (ou Lalangue) é o conceito que Lacan cria para falar do efeito da linguagem no sujeito, extraindo seu sentido. Remete à anterioridade da articulação de significantes que precipita uma significação, como a lalação ou tatibitati das crianças.

Por associação, “lala” traz em si a musicalidade, o lá como nota musical, ou mesmo o lá como lugar onde se deseja chegar. Ao balbuciar, o bebê busca chamar a atenção e tenta “falar”, ainda que primitivamente, a língua daquele que dele cuida. “La língua” expressa a linguagem, herdada dos pais, da cultura, da sociedade e da temporalidade. O neologismo Lalalíngua então é ao mesmo tempo linguagem comum a todos e própria de cada um.

O espaço Lalalíngua busca falar a língua de seu público.

Além dos bebês e crianças como cerne na Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar, o espaço se prepara para lançar um projeto cuja temática serão os adolescentes. O espaço Lalalíngua pretende abranger o universo infanto-juvenil como um todo.

Lalíngua e Sinthoma de Antônio Quinet publicado em Línguas e Instrumentos Linguítiscos – Nº 38 – jul-dez 2016

Foi uma inquietação que funcionou como combustível para seu agir em direção à produção da publicação da Revista Crianças – Uma Abordagem Transdisciplinar. Crianças muito pequenas chegam ao seu consultório e de colegas com psicodiagnósticos já definidos e medicalizadas. A triste constatação da medicalização da infância e a vida desses pequenos sujeitos sendo colocadas em xeque e suas possibilidades sendo limitadas.

Através da Revista Crianças - Uma Abordagem Transdisciplinar desejamos incluir e colocar todos para pensar as questões da infância, num diálogo possível entre diversos saberes. Poderemos, assim, impactar positivamente a sociedade a partir da ampliação do espaço para pensar e cuidar de bebês e crianças.

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