CODO

CODO é o nome artístico de Clodoaldo Turcato, escritor, dramaturgo, contador, jornalista e artista plástico nascido em Caibi, oeste de Santa Catarina. Codo escreve desde os oito anos de idade, mas foi só aos 40 que iniciou a edição de seus textos: possui seis romances, seis livros de contos, três de poesias, duas peças de teatro e um roteiro para longa-metragem, além de inúmeros artigos publicados em jornais e revistas. Atualmente escreve para a Revista “Pense Mais” (SP). Sua obra foi criada em vários lugares do Brasil, mas foi em Recife, cidade que adotou como sua, que se transformaram em livros. 

Em 2013, Codo iniciou seu trabalho como ilustrador e pintor, e hoje tem mais de 900 obras expostas e vendidas em Portugal, Argentina, Irlanda, França, Itália, Estados Unidos, México, Suíça, Uruguai, Holanda, Moçambique, Equador, Paraguai, Suíça e Irlanda, além de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O artista tem exposições permanentes no México, Holanda e Argentina, além das cidades brasileiras de Jaboatão dos Guararapes, Recife (PE), São Paulo, Atibaia (SP), Curitiba (PR), Nova Mutum, Lucas do Rio Verde (MT), Balneário Camboriú (SC), Araguaína (TO) e Fortaleza (CE). O objetivo de seu trabalho é transportar cenas, personagens e autores de livros para desenhos, ilustrações e pinturas. A literatura é sua principal fonte de inspiração.

Como artista plástico fez sua primeira mostra no projeto “Abril Pró-livro”, realizado na Praça do Sebo, em Recife, em 27 de abril de 2014. Em dezembro do mesmo ano fez sua primeira exposição individual denominada “Traços Ingênuos” na Livraria Cultura do Shopping Rio Mar, também em Recife. De 05 a 29 de abril de 2015 realizou o projeto “O Poder Transformador do Livro” na sede do Compaz, um espaço de cidadania e promoção de Cultura de Paz, no bairro Santa Terezinha, na periferia de Recife. 

Em outubro de 2015, Codo foi convidado pela Prefeitura de Salvador (BA) a participar de uma coletiva que reuniu artistas da região nordeste, num evento realizado no Salão da Câmara de Vereadores da cidade. Ainda em outubro de 2015, aconteceu a exposição “Trazos Ingenuos”, na Galeria Sacrus, na cidade mexicana de Tlaxcala, e também foi aberta a mostra “Traços Ingênuos” no Espaço Pasárgada, na cidade de Recife. 

Em julho de 2017, Codo foi convidado pelo Governo de Pernambuco para a Feira Nacional de Negócios e Artesanato, a Feneart, realizada em Olinda. Em 8 de outubro daquele ano, voltou a expor “Traços Ingênuos”, agora na Livraria Cultura do Paço Alfândega, em Recife. Em agosto de 2018 teve duas obras selecionadas para a “Bienal Naïfs do Brasil”, realizada pelo Sesc São Paulo na cidade de Piracicaba. De 12 junho a 10 de agosto de 2019, realizou no Sesc de Caruaru (PE) a exposição “Leia-se Elas”, e “Literatura em Telas” em novembro de 2019, na cidade de Olinda (PE).

Contato: Telefone: 55 81 983019710

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *